Sempre me perguntei se haveria um produto mais sustentável para o ambiente do que os tampões e pensos higiénicos. Além destes serem os produtos mais conhecidos e falados, depois de muita pesquisa encontrei os copos menstruais. 

Tive algumas dúvidas a princípio, mas depois de uma leitura muito intensa consegui entender melhor o produto e perceber as vantagens que teria em usá-lo e agora venho partilhar convosco. Há variados motivos para os usar, principalmente na questão da sustentabilidade, e isso é algo que me causa total interesse.  

Nós mulheres, temos em média cerca de 450 menstruações na nossa vida fértil, o que equivale a aproximadamente 17 mil tampões/ pensos higiénicos, sendo que estes demoram cerca de 100 a 400 anos a decompor-se, enquanto que apenas 1 copo menstrual pode ser usado durante 10 anos.  

Se fores como eu, pensas em economizar e é aí que o copo menstrual entra, pois ele fica pago em cerca de 6 meses, em comparação ao valor dos produtos tradicionais. 

Na parte da saúde, também tem vantagens! Alergias, irritações e até secura vaginal são palavras frequentes para quem usa tampões ou pensos. No caso do copo, estas ocorrências tornam-se menos prováveis. 

O tamanho dos copos menstruais, também era algo que me deixava dúvidas, mas encontrei um kit que é perfeito, pois tem um copo mais pequeno (15ml) e outro maior (20ml). Assim posso variar o tamanho do copo conforme o meu fluxo e anatomia do corpo. No geral, o tamanho menor (15ml) é indicado a quem ainda não esteve grávida e o maior (20ml) a quem já foi mãe e teve parto vaginal. No entanto não nos devemos guiar por isso, pois cada pessoa é diferente e o importante é sentirmo-nos confortáveis a usar o copo menstrual. 

Tens dúvidas, assim como eu, na maneira de o colocar? Podes ficar despreocupada porque vou ajudar-te nisso. O importante é estares descontraída e perceber qual é a melhor posição para ti: ou de cócoras (pode ser no banho), sentada na sanita, ou até de pé. Depois, deves dobrar o copo e inseri-lo — não te preocupes, ele abra-se lá dentro, criando um efeito de vácuo e evitando fugas. Para facilitar a introdução, podes usar um lubrificante à base de água ou molhar o produto.  

Para o retirar, basta estares relaxada e puxar a pega ou apertar a base para quebrar o vácuo. 

Por fim, vamos falar do mais importante, a higienização. Durante o período menstrual basta passá-lo por água, mas quando a menstruação terminar é importante esterilizar o copo menstrual, para isso basta colocá-lo dentro do esterilizador com água quente, por cerca de 4 minutos. Depois basta guardá-lo e quando ele voltar a ser necessário é só repetir o processo começando por outra esterilização. 

E agora? Já te sentes mais confiante para usar um copo menstrual? Posso confidenciar-vos que depois de tirar todas as minhas dúvidas, consegui finalmente utilizar um e agora não quero outra coisa. 

Partilhe nas redes sociais
EnglishPortugueseSpanish